Hospital Oftalmológico de Anápolis, o 1º com assinatura digital em GO

O Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA), tem como missão oferecer assistência oftalmológica centrada no cuidado ao paciente, utilizando, para isso, tecnologia avançada na prevenção e reabilitação visual. Além de empregar o uso de alta tecnologia em seus procedimentos médicos e cirúrgicos, o HOA tem como pano de fundo sua utilização em processos administrativos para garantir umas boa gestão.
De acordo com Jaqueline Oliveira Pereira, diretora administrativa do HOA, antes da implantação do Sistema de Gestão Hospitalar da Wareline, a instituição enfrentava inúmeras dificuldades. “Havia falha de controle de estoque; fazíamos contagem manual de atendimento como exames, consultas e cirurgias; não tínhamos relatórios financeiros precisos e utilizávamos fichas manuais de papel. Estes fatores deixavam nossa rotina de trabalho morosa“, afirmou. Ainda conforme a diretora, com a implantação do sistema, os benefícios foram vários. “Passamos a ter relatórios rápidos, confiáveis e precisos; prontuários eletrônicos de fácil acesso, sem fichas manuais; diminuição do quadro de funcionários devido à agilidade do sistema; e, consequentemente, melhoria da tomada de decisões no dia a dia, pois as informações agora estão on-line e para nós, gestores, isso facilita muito e é de grande importância“, completou.
O HOA é o primeiro hospital de Goiás a implantar o sistema de assinatura digital integrado ao uso do Prontuário Eletrônico (PEP) como mais uma ferramenta tecnológica utilizada para agregar valor aos seus serviços. Para a implantação da Assinatura Digital – tecnologia baseada em certificados digitais ICP – Brasil que torna possível integrar e simplificar os processos do hospital, principalmente aqueles relativos ao PEP, de forma digital e com respaldo jurídico -, também foi necessário a implantação de leitoras de cartão nos consultórios e a emissão, na empresa Soluti, de certificação digital para todos os médicos do hospital. Para Jaqueline, uma das principais vantagens da Assinatura Digital e do PEP atrelados ao sistema de gestão da Wareline é que, além de ser possível o rastreamento de todo o procedimento e histórico do paciente, hoje o HOA não necessita investir em expansão de arquivo físico, o consumo de papel diminuiu e a credibilidade do hospital para o paciente aumentou, já que a segurança dos dados é maior e o risco de falhas humanas também é menor por conta da automatização dos processos.
2018-07-09T13:10:00-03:00