• Fachada Hospital Galileo

Qualidade e segurança: Hospital Galileo conquista Acreditação Hospitalar

2018-07-09T12:47:14-03:00 18/06/2018|

O Hospital e Maternidade Galileo (HMG) recentemente conquistou o selo de acreditado nível 1. Agora a instituição faz parte de uma rede de hospitais certificados em nível nacional e internacional. A acreditação hospitalar é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Acreditação Hospitalar: Foco na Qualidade

Para alcançar a certificação, um dos primeiros passos para as instituições de saúde é ter como guia um planejamento estratégico bastante completo e focado em qualidade, já que ele poderá orientar quanto à implementação e controle de suas estratégias. E foi isso que o HMG fez.

Com o intuito de conquistar o selo, o hospital instituiu um Programa de Qualidade para estabelecer medidas voltadas para atender aos requisitos exigidos pela certificadora, bem como para instituir a excelência na prestação de serviços. O Galileo investiu recursos em algumas áreas, como na de gestão de pessoas, na de tecnologia da informação e na de equipamentos clínicos. Também foram estabelecidos protocolos que garantiam a qualidade do atendimento prestado e a segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Todas as áreas do hospital participaram do processo, que teve um foco maior na Assistência:

  • Área Assistencial – médicos e equipe multiprofissional;
  •  Área de Apoio  Diagnóstico e terapêutica;
  •  Área de apoio (Hotelaria) e administrativa.

“A acreditação foi uma consequência da nossa decisão de trazer ainda mais qualidade para nossas ações, em especial as que envolvem a área assistencial. Assim, o foco do nosso programa tem sido oferecer atendimento diferenciado aos nossos pacientes”, explica a diretora administrativa do hospital, Maria Aparecida Medeiros Barros do Prado.

Ao se pensar na certificação como um processo educacional, que visa a qualidade dos serviços prestados, não fica difícil concluir que as vantagens dessa conquista envolvem:

  • os pacientes, que, além de mais seguros, sentirão a melhoria nos atendimentos;
  • a instituição, que perceberá uma considerável redução nos custos com processos mais simples e estratégicos;
  • os profissionais de saúde, que terão uma rotina mais otimizada.

Diferenciais da instituição

Cliente da Wareline, o HMG contou com o suporte da empresa durante todo o processo de Acreditação. Ao automatizar processos, reunir as informações e, assim, permitir a análise de dados, a Wareline contribuiu para a instituição atender as exigências da ONA.

Entre os principais diferenciais do HMG que colaboraram para a conquista estão:

  • Protocolos Assistenciais implantados e monitorados: o hospital é reconhecido pelo atendimento de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia, bariátrica e ortopedia. Com a adoção de protocolos clínicos, é possível monitorar todos os processos e pessoas envolvidas, incentivando boas práticas, ratificando um modelo de gestão e permitindo a melhoria dos resultados;
  • Segurança do Paciente: o sistema da Wareline permite ao hospital armazenar e compartilhar dados, além de organizar rotinas fundamentais para o processo de segurança assistencial; além disso, os profissionais do Galileo têm acesso a um workflow completo de gestão clínica, que padroniza as rotinas administrativas e deixa os profissionais focados no que realmente importa, a segurança e atenção de seus pacientes;
  • Indicadores: as informações clínicas dos pacientes, (disponíveis no PEP), equipamentos médicos, sistemas hospitalares, entre outros, ficaram unificadas em um só sistema de dados, auxiliando na tomada de decisão de forma mais rápida e assertiva.

“Esta parceria com a Wareline nos permitiu progressos em diversos processos, em especial por conta do acesso aos indicadores. Eles nos deram embasamento em forma de dados”, detalha a diretora administrativa.

 

Sistema de gestão hospitalar & Acreditação

A acreditação hospitalar exige otimização de processos, pois isso impacta diretamente na gestão, eficiência e economia da instituição, além da qualidade do atendimento prestado ao paciente. “Os softwares de gestão hospitalar são ferramentas essenciais ao aperfeiçoamento dos processos e colaboram para a clareza e agilidade da dinâmica das atividades hospitalares”, explica o gerente comercial da Wareline, Raphael Castro.

Com sistemas como o da Wareline, os médicos, enfermeiros e profissionais ligados à assistência tem acesso a um workflow completo de gestão clínica. Além disso, um sistema de gestão hospitalar gera indicadores, relatórios e automatiza processos, requisitos necessários para alcançar os padrões estabelecidos pela ONA.

É possível:

  • armazenar e compartilhar dados;
  • organizar rotinas fundamentais para o processo de segurança assistencial;
  • padronizar rotinas administrativas;
  • permitir que os profissionais fiquem focados no que realmente importa: a segurança e atenção de seus pacientes.

Importância da acreditação hospitalar

Não é novidade dizer que a qualidade deve ser fator imperativo para as instituições de saúde. Nessa perspectiva, a Acreditação Hospitalar representa uma maneira de melhorar os processos internos. Também é uma forma de garantir a excelência em todos os âmbitos das instituições de saúde. Isso porque indica e atesta que elas estão em conformidade com determinados padrões que, entre outros fatores, tornam menos provável a ocorrência de erros e oferecem atendimento melhor e mais humanizado.

 

Benefícios da Acreditação

 Entre as principais vantagens de uma instituição acreditada estão:

  • Segurança para os pacientes e profissionais e qualidade da assistência;
  • Aprimoramento da gestão de pessoas e de recursos;
  • Redução de custos com processos internos caros e ineficientes;
  • Maior eficiência e efetividade no atendimento;
  • Otimização e agilidade nos processos, além de criar uma cultura de aprimorá-los a cada dia – busca pela melhoria contínua;
  • Acesso a linhas de crédito com condições especiais oferecidas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), garantido pela norma 636/2002;
  • Aumentam o poder de negociação com as fontes pagadoras com base em dados relativos à qualidade do atendimento;
  • Elevam a sua credibilidade junto à população e criam um ambiente mais agradável aos colaboradores;
  • Aperfeiçoam a utilização dos recursos financeiros e tecnológicos.

 

Sobre o Galileo

Localizado em Valinhos/SP, o Hospital e Maternidade Galileo conta com uma infraestrutura de 107 leitos. Possui Centro Cirúrgico equipado para atender todos os tipos de intervenção, UTI de pacientes adultos (geral e coronariana), UTI neonatal.

Também conta com Centro Radiológico de última geração e serviços de alta complexidade em Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca, atendendo o protocolo de Dor torácica, cirurgia Bariátrica e metabólica, neurologia/neurociurgia com o protocolo do AVC e Ortopedia.

Seguindo as metodologias indicadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde para atendimento em alta complexidade, o Hospital Galileo está atualmente 100% apto a cumprir sua missão que é prestar atenção humanizada e atendimento de qualidade e com segurança aos seus pacientes e conveniados.

Com um quadro de 400 funcionários que se distribuem em suas diversas áreas de atuação, o Hospital também se caracteriza como uma Empresa que contribui com a questão empregatícia da toda a Região.