Instituto Bairral : checagem de Horários nas Prescrições

Garantir a segurança do processo hospitalar, minimizar erros de comunicação e, principalmente, facilitar o acesso ao prontuário eletrônico do paciente. Esses foram os 3 principais benefícios citados pelo Instituto Bairral de Psiquiatria para explicar as mudanças que o hospital sentiu ao adotar a Checagem de Horários nas Prescrições, funcionalidade do sistema de gestão hospitalar da Wareline que permite que todas as informações contidas na prescrição do paciente sejam acessadas, alteradas e validadas por meio do sistema.

Com o uso dessa funcionalidade, é possível monitorar de maneira eficaz e confiável se um medicamento foi administrado ou não, quais exames foram realizados ou procedimentos feitos. Portanto, o módulo garante agilidade e facilidade aos centros médicos, além de proporcionar sustentabilidade e economia às instituições de saúde, que não precisam mais imprimir suas prescrições para serem atualizadas manualmente.

Cliente da Wareline há 10 anos, o Instituto Bairral começou a utilizar essa solução há 8 meses e já está sentido os efeitos positivos. Segundo Junior Garcia, coordenador de Tecnologia hospital, o maior benefício do uso da checagem está relacionado à segurança dos pacientes, pois tanto a prescrição quanto cada checagem são assinadas digitalmente, o que significa que a troca de dados está acontecendo de maneira segura e com validade jurídica, além de estar menos suscetível a erros por má interpretação de textos.

Ele aproveita para citar como um sistema de gestão completo como o da Wareline é imprescindível para o Bairral, que possui 820 leitos da instituição, mantendo 511 pacientes do convênio SUS em seu Prédio Central e 309 pacientes em suas seis unidades externas, e tem cerca de 800 colaboradores.  “O sistema trouxe diversos benefícios para o nosso dia a dia. Hoje temos agilidade nos processos e, consequentemente, maior fluidez nas atividades desempenhadas pela nossa equipe, o acesso às informações foi facilitado e houve uma grande melhoria no que diz respeito à integridade e confiabilidade de dados”, garante.

Diferenciais e Funcionamento

Entre os diferenciais da solução,Paulo Eduardo Goulart, líder de equipe da Wareline, conta que foram construídas rotinas no sistema que permitem checar uma prescrição por vez ou um lote. E também é possível checar apenas um horário ou uma faixa de horários de várias prescrições selecionadas. “Um exemplo prático seria a enfermeira da pediatria que medicou todas as crianças que tinham algo prescrito para os horários das 9 às 10 horas da manhã. Quando ela abrir o sistema, vai simplesmente informar essa faixa de horários, filtrar todas as prescrições da pediatria e clicar no botão Checar Prescrições”, explica Paulo Eduardo.

Se for necessário registrar exceções que ocorreram nas administrações, como “bolar” um horário ou informar dose administrada diferente da que foi prescrita, é possível acessar as checagens gravadas e alterar o que for preciso.Se a prescrição tiver “itens sem horário”, estes serão verificados quando a enfermagem checar o primeiro horário da prescrição.“Além de permitir conferir os itens com ou sem horário, há a possibilidade confirmar os itens prescritos por período (manhã, tarde, noite), usados nos hospitais psiquiátricos e de longa permanência”, ressalta.

Segundo Paulo Eduardo, o intuito da empresa foi criar uma ferramenta fácil de ser utilizada por todos os profissionais do hospital que têm como parte de sua rotina a atualização ou checagem do prontuário, como Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista. “Realizamos treinamentos que capacitam as equipes de nossos clientes, assim todos se adaptam e aproveitam o sistema em sua totalidade”.

2017-10-09T15:35:22-03:00