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Capacitação: chave para extrair o melhor do seu Sistema de Gestão hospitalar

2018-11-29T11:55:42-02:00 29/11/2018|

Cuidar de pessoas, muitas vezes em situações de vulnerabilidade, faz da operação hospitalar um processo complexo e delicado. Paralelamente à uma assistência médica de qualidade, contar com o suporte de um sistema de gestão hospitalar forte, integrado e flexível é essencial para abordar os principais desafios e tarefas inerentes ao gerenciamento da instituição de saúde. Quanto mais precisão e eficiência na operacionalização, melhores serão os resultados junto aos pacientes.

 

No entanto, assim como o avião mais moderno do mundo não se pilota sozinho – muito pelo contrário, requer profissionais altamente capacitados para executar um voo com segurança – o software de gestão hospitalar não se operacionaliza sozinho. Por mais avançado e tecnológico que seja, precisa de um colaborador, capacitado e qualificado, que saiba extrair o máximo valor das ferramentas disponíveis.

 

Sabemos que isso pode ser um desafio. Por sua natureza, a gestão hospitalar é uma atividade complexa. Administrar as informações inerentes à uma instituição é uma atividade estratégica. E é por meio dessas informações que a instituição de saúde terá conhecimento de como ela está se movimentando e se é capaz de se manter competitiva no mercado.

 

Você já parou para pensar de que forma os colaboradores da sua instituição estão se capacitando para lidar com esse volume de dados e conduzir as melhores interpretações para as operações? O sistema utilizado é realmente um aliado da sua gestão? A equipe é capaz de realizar análises amplas da instituição ao cruzar e interpretar informações?

 

Confira no post de hoje porque sua equipe precisa conhecer e saber utilizar o sistema de gestão do seu hospital.

 

Treinamento e capacitação

É comum ver situações em que líderes dão pouca importância à educação de seus colaboradores. Eles não acham que isso faz parte de seu papel ou raramente têm tempo de se dedicar a isso. No entanto, a atuação dos gestores é fundamental para o desenvolvimento e engajamento da equipe: estabelecendo prioridades, incentivando pelo exemplo e apoiando em atitude e orçamento.

Treinamento e a capacitação são essenciais para o sucesso na implementação e utilização do sistema de gestão hospitalar. Ao promover conhecimento à equipe, os impactos aparecem em todas as áreas. Da recepção, ao atendimento médico, passando pela enfermagem e equipe administrativa. Com o uso adequado de ferramentas que auxiliam na interpretação de dados e indicadores para a tomada de decisão, há um alinhamento dos processos, aumento da produtividade, melhoria da gestão e do fluxo financeiro.

Vantagens de conhecer e utilizar corretamente o sistema de gestão hospitalar

  • Maior controle financeiro: organização do fluxo de caixa e controle dos gastos do hospital. Eliminação de despesas desnecessárias, realocação de recursos para atividades mais produtivas e aumento dos lucros da instituição de saúde. Controle de faturamento e dos fluxos de pagamentos mais fortes, resultando em possíveis reduções das taxas de inadimplência e perda de receita por erros contábeis. Diminuição da ociosidade de quartos, o que resultará em uma maior rotatividade no atendimento aos pacientes.
  • Mais estratégia ao hospital: por meio de um sistema de Business Intelligence (BI), integram pessoas, departamentos e informações, otimizando os processos das instituições, facilitando o acesso aos dados necessários para a tomada de decisão.
  • Operacional ágil: facilidade e rapidez são alguns dos pontos principais na implementação e na utilização de um software de gestão hospitalar. Significa otimização do tempo de atendimento e mais satisfação ao paciente.
  • Informações clínicas seguras e acessíveis: todas as áreas, da administrativa até a assistencial ou clínica, demandam um sistema de gestão bom e seguro. Informações devem ser mantidas de maneira íntegra e confidencial, garantindo a agilidade e segurança dos diagnósticos.

Sistema de Gestão Hospitalar: um aliado

Os benefícios de adotar um sistema de gestão hospitalar são inúmeros. O ConecteW, da Wareline, além de ser certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), abrange todos os processos hospitalares em um único núcleo de informações gerenciais. Agilidade e controle, confiabilidade e segurança de dados e melhor gestão dos recursos financeiros. São alguns dos ganhos obtidos com a solução, que também funciona como um guia para as deliberações do administrador hospitalar. Afinal, os indicadores obtidos pelo cruzamento de informações permitem identificar os riscos que podem comprometer a gestão e, desta maneira, antecipar soluções para corrigi-los.

Como aprender a utilizar o sistema

Conhecer de perto as soluções do sistema e saber manusear suas principais funcionalidades é um aprendizado que pode ser adquirido com a prática, no dia a dia. No entanto, é possível – e, muitas vezes, necessário – ir além, aprofundar as análises e usos da ferramenta visando ao máximo sua potencialidade, a fim de obter o melhor retorno sobre o investimento. A plataforma ConecteW Cursos oferece treinamentos e capacitações para o melhor aproveitamento de todas as funcionalidades do sistema.

Presenciais ou on-line, os cursos oferecidos pela Wareline foram desenvolvidos para manter os usuários do sistema atualizados em relação aos módulos disponíveis e melhorias implantadas. Acessível a todos os colaboradores que possuem acesso à ferramenta de gestão, os treinamentos resultam em:

  • Melhoria do atendimento e serviço prestado;
  • Otimização do trabalho e de processos;
  • Adaptação de pessoas às funcionalidades do sistema;
  • Uso do software em sua total capacidade;
  • Desempenho mais satisfatório do profissional;
  • Profissional mais apto para exercer sua função com eficácia e segurança.

Usabilidade do Sistema

Além de treinar seus clientes no uso do sistema, a Wareline conta com mais uma facilidade para os usuários. Uma equipe dedicada à usabilidade do sistema (User Experience – UX) atua para facilitar a vida de quem está usando a sua solução e estimular a equipe operacional a utilizá-la em sua totalidade. Isso mostra que as pessoas podem ser capacitadas para conseguirem entender melhor o sistema, ter mais performance e otimizar entregas.

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